quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Sistemas de arquivos: quem entra e quem fica de fora?

Vamos começar falando de sistemas de arquivos do linux, breve vou postar sobre os sistemas de arquivos microsoft NTFS e FAT32 e as proximas vamos discutir tecnologias Cisco até breve..

O campo de sistemas de arquivos tem sido palco recente de boatos, avanços e desentendimentos entre os desenvolvedores do kernel.

ZFS

Alan Cox, proeminente hacker nessa área, afirmou que, apesar dos boatos, o prestigioso sistema de arquivos ZFS(1)(2)(3), desenvolvido pela Sun Microsystems e incluído em seu Open Solaris, não será suportado no Linux. Como principal motivo para a rejeição ele cita a licença sob a qual o código-fonte do sistema de arquivos foi publicado.

Reiser4

Em outra discussão, outro renomado desenvolvedor, Ted T'so, explicou a um participante da lista de discussão do kernel que o sistema de arquivos Reiser4 não foi incluído no kernel Linux por motivos técnicos, e não políticos, como muitos “fãs” do sistema parecem acreditar.

Ted finalizou seu argumento sugerindo aos usuários que desejarem os recursos do Reiser4 que experimentem o novo sistema Btrfs.

Btrfs

Chris Mason, funcionário da Oracle e desenvolvedor Linux, apresentou à lista de discussão do kernel uma nova versão estável – de número 0.16 – de seu sistema de arquivos Btrfs. Mason detalhou os principais avanços nessa última versão e afirmou que seu desempenho é fantástico, embora tenha enfatizado tratar-se ainda de uma versão de testes.

Tux3

Daniel Phillips, criador do revolucionário sistema de arquivos Tux2 – que jamais foi terminado devido a uma controvérsia sobre infração de patentes – afirmou sentir-se inspirado pelas diversas iniciativas inovadoras na área de sistemas de arquivos (citando o Btrfs e o ZFS, entre outros) e iniciou a escrita do Tux3. Aproveitando algumas das melhores idéias e conceitos dos sistemas citados, Daniel também está implementando algoritmos inteiramente novos, criados por sua mente privilegiada.

Nenhum comentário: